Editores de Textos Coletivos

 

 

Está cada vez mais evidente a necessidade que os sujeitos estão tendo de trabalhar coletivamente. Tal necessidade emerge tanto do campo do trabalho, quanto da educação. Isso porque os benefícios dessa prática apontam ganhos qualitativos nos resultados das produções e também nas habilidades e desenvolvimento pessoal dos envolvidos. Assim, a área da ciência da computação tem desenvolvido e disponibilizado ferramentas que sustentam essas práticas. Aqui serão descritas duas das mais utilizadas e específicas para edição de textos.

 

 

 Google Docs

O Google Docs é um editor de textos, planilhas, formulários e apresentações criado pela Google Inc., uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada na Califórnia, Estados Unidos.

Trata-se de um pacote de aplicativos baseado em AJAX que funciona totalmente online, ou seja, não é preciso baixar o programa e é possível editar e acessar os documentos de qualquer computador com conexão à internet e com um navegador padrão.

Os documentos são organizados em pastas, as quais podem ser criadas pelo usuário, que conta, ainda, com o recurso “arrastar” e “soltar”. Este recurso possibilita mudar rapidamente um documento de uma pasta para outra.

Uma das vantagens do Google Docs é que além de aceitar os formatos de arquivos mais conhecidos, incluindo DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT etc, também é possível fazer upload de arquivos existentes.

O aplicativo está disponível em português e é de fácil utilização, seja para edição de texto - Documento - quanto para Apresentação e Planilha, versões do Google para o Power Point e Excel.

A edição de texto contém funcionalidades padrão, tais como alteração de fontes, criação de listas com marcadores; classificação por colunas; inclusão de tabelas, imagens, comentários e fórmulas etc.

Neste aplicativo o usuário escolhe quem e como serão compartilhados os documentos. Assim, é possível convidar colaboradores, os quais podem alterar o arquivo, e leitores, que apenas visualizam. Para tanto, basta inserir os endereços de e-mail das pessoas com quem se deseja compartilhar um determinado documento e enviar o convite.

O Google Docs conta também com uma ferramenta síncrona intitulada “Discussões”. Por meio desta ferramenta, o usuário pode conversar com outros colaboradores simultaneamente sobre as alterações que está realizando.

Como Memória do Grupo, o aplicativo disponibiliza um “Histórico de Revisões”. Através deste recurso é possível saber o número de versões existentes, quando foi feita a última edição, quem editou e quais os trechos alterados.

Além de todas estas possibilidades, o Google Docs oferece ainda um diferencial quanto à publicação. O usuário pode publicar os documentos como páginas da web normais, diretamente no blog ou, ainda, compartilhar os documentos, planilhas e apresentações por meio do Google Apps, um serviço do Google que agrega diferentes módulos: Gmail, Google Agenda, Talk, Docs e Sites.

Para acessar o recurso o usuário deve ter uma conta no Gmail (www.gmail.com), fazer login no e-mail e clicar em Docs – no menu superior da página.

 

PBWorks

 

O PBworks é uma ferramenta eletrônica para construção de páginas web. Permite criar espaços públicos ou privados para colaboração, onde o usuário pode inserir vídeo e fotos, salas de chat, calendários e todos os outros tipos de mídia.

O site existe desde junho de 2005 e tem como o objetivo tornar simples o trabalho colaborativo em forma de wikis - softwares de edição de texto que podem ser usados de modo coletivo.

Inicialmente com o nome de PBwiki, a ferramenta passou a se chamar PBworks em 2009. A maior dificuldade para utlização do site em contexto escolar é a ausência de uma versão em português.

Por outro lado, a versão gratuita, mesmo com recursos limitados - em comparação às versões pagas, permite até 100 usuários com poderes de edição e oferece 2 GB de espaço de armazenamento.

O PBworks possibilita, assim, que diversos usuários editem e alterem seu conteúdo através de um sistema de múltiplas autenticações simultâneas. Os workspaces (espaços de trabalho) criados destinam-se à construção e edição de páginas da web, além da elaboração, edição e armazenamento de arquivos.

A partir da página de edição, o usuário pode criar novas páginas, enviar link do texto via mensagem, editar permissões de visualização, editar barra lateral, convidar colaboradores, escrever comentários e visualizar atividades recentes.

Já a tela de edição, além de apresentar as funcionalidades habituais, como alteração de fonte, marcação e numeração de listas, inserir e editar gráficos etc, ainda possibilita alterar o título da página, inserir links e imagens e fazer upload de arquivos.

A ferramenta tem como diferencial os variados níveis de acesso (leitor, escritor, editor e administrador), sendo possível determinar quem pode ler ou editar no espaço de trabalho, que pode ser público ou privado e ainda remeter a outros sites.

Para utilizar a ferramenta acesse www.pbworks.com e faça seu cadastro.

 

Texto baseado em ZANK, C. Editor de Texto Coletivo (ETC): Contribuições para o Desenvolvimento da Competência para o Trabalho em Equipe. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.